19/12/2018

IAMG promove solenidade de posse dos novos associados e integrantes do Conselho Superior

O Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) promoveu na noite desta quinta-feira, 13/12, solenidade de posse dos novos associados, assinatura do convênio entre IAMG e Associação Brasileira de Direito Tributário, posse dos novos integrantes do Conselho Superior e celebração dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A solenidade aconteceu no Conservatório de Música da UFMG.

Compuseram a mesa de honra: o presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto; paraninfo da entrega de carteiras e membro do Conselho Superior, Aristóteles Atheniense; juramentista da cerimônia e ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Fernando Galvão; presidente do Instituto de Ciências Penais, Gustavo Henrique de Souza e Silva; presidente do IASP e juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, José Horácio Halfed e o presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas, José Anchieta.

O presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto destacou a importância da escolha do dia 13 de dezembro. “Em 1968, a data significava o decreto do Ato Institucional Número Cinco – AI5, ato jurídico normativo que foi responsável pela supressão mais violenta e incisiva das liberdades no sentido mais amplo, uma censura implacável que estabeleceu-se no país. Relembrarmos o dia é parte do papel do IAMG de não ter ideologia política partidária”, explicou.

Felipe Martins Pinto também enalteceu o primeiro ano de gestão e os eventos com a participação de renomados profissionais de carreira jurídica: o Ciclo de Palestras 15 Anos do Código Civil e o Simpósio 30 anos da Constituição.

O diretor de interiorização do IAMG, Bernardo Ribeiro Câmara falou sobre a atuação do Instituto dos Advogados de Minas Gerais como Amicus Curie nas cortes superiores.

Os diretores do Instituto, Alexandre Urbano de Figueiredo, Jean Carlos Fernandes e Bernardo Câmara entregaram placa de posse aos advogados: Arnaldo Lares Campagnani; Daniela Resende Soares; Décio Costa Aguiar Oliveira; Fábio Moreira Santos; Fernanda Nunes Coelho Lana e Souza; Fernando Antônio Nogueira Galvão Rocha; Franco Giovanni Mattedi Maziero; Geraldo Luiz de Moura Tavares; Guilherme Henrique Lage Faria; Jerffeson da Mata Almeida; José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; José Romeu Rodrigues Júnior; Maíra Mayrink de Castro Garcia Dias; Márcio Henrique Rafael; Nazário Nicolau Maia Gonçalves de Faria; Paula Rocha Gouvêa Brener; Priscila Coelho Assis; Reinaldo Belli de Souza Alves Costa; Soraya Brasileiro Teixeira e Valéria Carneiro Mota Alfredo.

O presidente do IASP e juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, José Horácio fez o pronunciamento como orador. O membro do Conselho Superior do IAMG, Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, como paraninfo da solenidade, fez o pronunciamento de boas-vindas aos empossados.

Adriana Belli e Ronaldo Garcia foram empossados como membros do Conselho Superior do IAMG. Adriana Belli enalteceu a lembrança do pai Antônio Ribeiro Romanelli. Ressaltou também a importância do instituto, que de acordo com a advogada agrega tanto valor à sociedade e ao direito.

Felipe Martins Pinto assinou termo de parceria entre IAMG e Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) para o estabelecimento de parceira para realização de projetos científicos e culturais. Assinaram o termo, o presidente da ABRADT, Valter Lobato e diretor tesoureiro, Juselder Cordeiro da Mata.

Para encerrar a solenidade, Felipe Martins Pinto comunicou a criação da Editora do Instituto dos Advogados “a partir de 2019, revitalizaremos os prêmios conferidos a graduandos e profissionais, prêmios de monografias, concurso de teses”.

Contato IAMG

Rua Grão Pará, 737 conj. 301
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG - CEP: 30150-340

(31) 3241-1226 | (31) 99892-1760

[email protected]