22/03/2019

104 anos do IAMG é celebrado na Casa dos Contos de Ouro Preto

Outorga de medalhas e comemoração dos 230 anos da Inconfidência foram destaques da solenidade

A Casa dos Contos de Ouro Preto, local onde advogado e inconfidente, Claudio Manoel da Costa permaneceu até falecer, recebeu, na noite desta sexta-feira (22/3), a celebração dos 104 anos de fundação do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). O local também foi palco da outorga de medalhas IAMG e comemoração dos 230 anos da Inconfidência. Mara e Marina Toffolo, violonistas da Orquestra de Ouro Preto ficaram responsáveis pela apresentação do Hino Nacional Brasileiro e pelo receptivo musical.

O presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto, durante a abertura do evento, saudou todos os presentes e agradeceu a presença do diretor da Faculdade de Direito da UFMG que, segundo ele, é o berço do Instituto. O prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto Machado destacou que o município se sente honrado por ser palco da comemoração de 104 do Instituto.

As medalhas IAMG foram entregues para profissionais que se destacaram nas áreas de atuação jurídica no estado. O diretor de regionalização do IAMG, Bernardo Câmara, entregou as comendas nas categorias magistratura e Ministério Público para Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves e Nedens Ulisses Freire Vieira. Na categoria magistério, o primeiro vice-presidente, Jean Carlos Fernandes concedeu a homenagem a Wilba Lúcia Maia Bernardes, coordenadora do curso de Direito da PUC Minas. O diretor tesoureiro, Marcelo Romanelli destinou a medalha categoria servidor da justiça para José Henrique da Paixão Lisboa.

No painel sobre os 230 Anos da Inconfidência Mineira, Rogério de Faria Tavares falou sobre a vida de Cláudio Manoel da Costa; Eugênio Ferraz abordou a respeito da restauração do patrimônio histórico; e Bruno Terra Dias fechou o painel apresentando o tema Pensamento Inconfidente e atualidade.  

Compuseram mesa de abertura: prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto Machado; presidente do Instituto de Ciências Penais (ICP), Gustavo Silva; diretor da UFMG, Hermes Guerrero; procurador de justiça, Antônio Pádova Marchi Júnior, representando o procurador-geral de justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas, José Anchieta da Silva, representando o Colégio de Presidentes dos Institutos; coordenadora do curso de direito da PUC Minas, Wilba Lúcia Maia Bernardes; responsável pela restaurançao do museu Casa dos Contos, Eugênio Ferraz; representando o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Bruno Terra Dias; e o presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares.

Contato IAMG

Rua Grão Pará, 737 conj. 301
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG - CEP: 30150-340

(31) 3241-1226 | (31) 99892-1760

[email protected]