24/03/2020

UFMG e IAMG promovem financiamento coletivo para apoiar os Hospitais das Clínicas e Risoleta Neves

Medida, que também poderá beneficiar a UPA Centro-SUL, se faz necessária devido ao aumento da demanda provocada pela pandemia causada pelo coronavírus

A Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), fundação de apoio da UFMG, inicia nesta terça-feira (24/3) campanha de financiamento coletivo que objetiva arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços destinados aos hospitais de Clínicas da UFMG, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundep.

A arrecadação busca apoiar essas unidades de saúde - de atendimento básico e de alta complexidade - na aquisição de insumos e materiais médico-hospitalares, como luvas, aventais, protetores faciais, máscaras cirúrgicas, suportes de soro; materiais de limpeza, como desinfetantes, álcool gel, papel toalha; medicamentos e serviços especializados. Em razão do aumento de atendimentos à pandemia do COVID-19 e considerando um crescimento diário cada vez mais acentuado na taxa de pacientes, essas unidades começam a verificar uma queda expressiva em seus estoques e na capacidade de assistência à saúde. 

“A colaboração e a solidariedade da sociedade mineira nesse momento de crise são essenciais para mantermos os dois hospitais [Hospital de Clínicas da UFFMG e Hospital Risoleta Tolentino Neves] e a UPA Centro-Sul em condições de operar e atender adequadamente a população. É uma medida emergencial e contamos com a solidariedade das empresas e da sociedade mineira”, destaca a reitora da Universidade, Sandra Regina Goulart Almeida. 

O montante arrecado será gerido pela Fundep/UFMG e utilizado no atendimento das vítimas diagnosticas com COVID-19 e síndromes respiratórias agudas e demais emergências. Interessados em contribuir poderão transferir, qualquer valor, para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7, CNPJ: 18.720.938/0001-41. Quem desejar doar bens ou equipamentos poderá entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio do telefone: (31) 3409-5555 ou pelo e-mail [email protected].

Ainda de acordo com a reitora da UFMG, não é possível estipular por quanto tempo a campanha de financiamento coletivo será mantida. “Não conseguimos fazer esta previsão. Tudo depende da proliferação do novo coronavírus. Estamos acompanhando os boletins emitidos pelas autoridades de saúde do Estado de do governo federal e contamos com um suporte de nossos especialistas, que estão entre os principais pesquisadores do Brasil. Torcemos para que as consequências da pandemia possam atenuadas pelas medidas preventivas que estamos adotando, mas temos que agir com responsabilidade e nos prepararmos para um cenário crítico”, explica Sandra Goulart.

A campanha de financiamento coletivo conta ainda com o apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais, da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Asssociação dos Defensores Públicos do Estado de Minas Gerais.

Acesse o link da UFMG para outras informações: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-promove-financiamento-coletivo-para-apoiar-hospitais-das-clinicas-e-risoleta-neves

 

Contato IAMG

Rua Grão Pará, 737 conj. 301
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG - CEP: 30150-340

(31) 3241-1226 | (31) 99892-1760

[email protected]