05/01/2023

Nota de Repúdio

Belo Horizonte, 05 de janeiro de 2023

 

O Instituto dos Advogados de Minas Gerais vem manifestar o seu profundo repúdio às injustas e inadmissíveis agressões perpetradas contra repórter fotográfico do Jornal Hoje em Dia no regular exercício de suas atividades profissionais, na data de hoje, em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, na avenida Raja Gabaglia.

 

O repórter registrava imagens das manifestações no momento em que foi perseguido, arrastado, jogado no chão, agredido com socos e golpeado com pedaços de pau, além de terem roubado seu equipamento fotográfico.

 

A atuação livre e independente dos profissionais e órgãos de imprensa consiste em um dos instrumentos mais eficazes para o combate ao autoritarismo, ao despotismo e à ditadura. Assim, iniciativas que avancem em sentido contrário devem ser combatidas energicamente, máxime quando se tratar de agressão física, neste caso, com contornos de linchamento.

 

A agressão a um profissional de imprensa no exercício de suas atividades é um agravo contra toda a classe dos jornalistas, uma ultrajante afronta a pilares do Estado brasileiro e um abjeto atentado contra a democracia.

 

O Instituto dos Advogados se coloca à disposição para apoiar e liderar medidas de desagravo ao repórter e de apuração do ocorrido com a severa punição dos responsáveis.

 

Felipe Martins Pinto
Presidente IAMG

Contato IAMG

Rua Grão Pará, 737 conj. 301
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG - CEP: 30150-340

(31) 3241-1226 | (31) 99892-1760

[email protected]